Resumo:
O objetivo deste trabalho é relacionar as personagens Desdêmona e Catarina, das peças shakespeareanas Otelo e A Megera Domada, respectivamente, a fim de analisar as diferentes formas que o papel da mulher pode assumir no contexto da Inglaterra seiscentista. Examinaremos a representação da mulher nas duas obras, sob o ponto de vista da mulher que cala e da que fala, através de fragmentos extraídos das peças, para que possamos senão justificar, mas pelo menos entender o mecanismo que permeia a construção de uma personagem tão especial quanto a “megera” Catarina, que na contramão do perfil da mulher elisabetana prova-se determinada, arredia e eloqüente, expressando um discurso que desconstrói a epistemologia sobre a condição da mulher no século XVI. Com tal fito, buscaremos apoio em estudos culturais, sociológicos e psicológicos acerca do tema, como forma de desmitificar o estereótipo da mulher subalterna e silenciosa que grassa a literatura inglesa da época de Shakespeare e dos três séculos subsequentes.
Descrição:
MORAIS, F. V. da. S. Mulheres Shakespeareanas: entre o silêncio e a eloquência. 2011. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.