dc.contributor.author |
Morais, Fabiana Venancio da Silva |
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dc.date.accessioned |
2013-08-01T17:55:11Z |
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dc.date.available |
2013-08-01T17:55:11Z |
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dc.date.issued |
2013-08-01 |
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dc.identifier.other |
CDD 809.927 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1414 |
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dc.description |
MORAIS, F. V. da. S. Mulheres Shakespeareanas: entre o silêncio e a eloquência. 2011. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é relacionar as personagens Desdêmona e Catarina, das peças shakespeareanas Otelo e A Megera Domada, respectivamente, a fim de analisar as diferentes formas que o papel da mulher pode assumir no contexto da Inglaterra seiscentista. Examinaremos a representação da mulher nas duas obras, sob o ponto de vista da mulher que cala e da que fala, através de fragmentos extraídos das peças, para que possamos senão justificar, mas pelo menos entender o mecanismo que permeia a construção de uma personagem tão especial quanto a “megera” Catarina, que na contramão do perfil da mulher elisabetana prova-se determinada, arredia e eloqüente, expressando um discurso que desconstrói a epistemologia sobre a condição da mulher no século XVI. Com tal fito, buscaremos apoio em estudos culturais, sociológicos e psicológicos acerca do tema, como forma de desmitificar o estereótipo da mulher subalterna e silenciosa que grassa a literatura inglesa da época de Shakespeare e dos três séculos subsequentes. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Sueli Meira Liebig |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Discurso feminino |
pt_BR |
dc.subject |
Shakespeare |
pt_BR |
dc.subject |
Silêncio |
pt_BR |
dc.title |
Mulheres Shakespeareanas: entre o silêncio e a eloquência |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |