Resumo:
Atualmente é impossível dissociar a educação das novas tecnologias, pois independente da
faixa etária, os alunos têm fácil acesso aos recursos, seja em casa ou na própria escola. Esta
pesquisa baseia-se na importância das novas tecnologias para o aprendizado, que permite
construir conhecimento de forma ampla e direta, facilitando a metodologia do professor, a
comunicação, a interação e consequentemente a relação professor-aluno. Porém, infelizmente
a Geografia escolar ainda não recebe a devida atenção enquanto disciplina em sala de aula,
por vários motivos, dentre eles o tradicionalismo e o despreparo, que faz com que os docentes
nem sempre consigam dar o devido significado aos conteúdos do currículo. O presente
trabalho tem como objetivos traçar o perfil de formação dos Professores de Geografia das
escolas pesquisadas; Conhecer a atual situação dos laboratórios de informática das cinco
instituições; Identificar quais disciplinas mais fazem parcerias com a Geografia; Apontar os
recursos didáticos mais utilizados no ensino da Geografia entre os Professores entrevistados.
A pesquisa possui caráter exploratório, descritivo e explicativo, com abordagem qualitativa e
quantitativa, investigando as práticas pedagógicas em Geografia, desenvolvidas a partir do
uso de novas tecnologias nas escolas que constituíram o universo amostral desta pesquisa.
Este estudo foi realizado em cinco escolas públicas da cidade de Campina Grande e aplicado
questionários com dez professores de Geografia. Os resultados revelaram que as instituições
de ensino ainda não estão preparadas fisicamente para receber as tecnologias utilizadas no
ensino da Geografia, o que gera certo desinteresse por parte do corpo docente, estes alegam
não haver suporte nas escolas para utilização de tais equipamentos e por isso acabam
recorrendo a outros recursos como mapas e vídeos/filmes. Outros fatores também têm
dificultado o uso das novas mídias como extravio e/ou furto dos equipamentos, baixa
qualidade do sinal de internet via cabo ou wi-fi, número de computadores desproporcional ao
número de alunos, etc. Quanto ao perfil dos Professores constatou-se que 80% deles possuem
uma pós-graduação, 30% têm mais de 25 anos de experiência em sala de aula e 90% realizam
projetos por meio da interdisciplinaridade. Como contribuição científica, esta pesquisa insere
os conhecimentos da tecnologia sobre a educação, contribuindo com a elaboração de uma
investigação que pode ser utilizada pelo poder público como referência na elaboração de
políticas e investimentos educacionais.
Descrição:
PEREIRA, E. F. de L. Análise da utilização de novas tecnologias como subsídio ao ensino de geografia em escolas da rede pública estadual de Campina Grande - PB. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.