UEPB - Repositório Digital

A importância do ensino da geografia na prática consciente do consumo de energia: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pinto, Mércia Roseane da Silva
dc.date.accessioned 2017-08-25T14:45:31Z
dc.date.available 2017-08-25T14:45:31Z
dc.date.issued 2016-11-16
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14150
dc.description PINTO, M. R. da S. A importância do ensino da geografia na prática consciente do consumo de energia: um estudo de caso. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A ciência geográfica, em função de seu objeto de estudo que, dentre outros aspectos, analisa as relações entre sociedade e a natureza, apresenta-se como uma das áreas do conhecimento mais favorável ao desenvolvimento da consciência socioambiental. Sendo assim, o presente estudo objetivou avaliar, através de uma observação participativa, o papel do ensino de geografia na prática consciente do consumo de energia, com alunos da segunda série do Ensino Fundamental, da Escola Municipal João Pinto da Silva, na cidade de Barra de São Miguel, Paraíba. Para tanto, foram utilizados questionários para caracterização socioeconômica dos participantes e para obtenção de dados do uso energético em suas residências. Para análise do impacto real sobre o consumo energético das residências dos estudantes, foram solicitadas suas contas de energia e analisados dados do consumo de energia em kWh dos três meses anteriores às discussões e práticas de conscientização em sala de aula e dos dois meses seguintes a tais eventos. As práticas conscientes foram elaboradas a partir de discussões acerca da temática sobre Energia e de uma colaboração dos alunos em pesquisar, refletir e elaborar práticas conscientes, formas viáveis de controlar o consumo energético com hábitos diários. Verificou-se que a média de consumo dos alunos que participaram da pesquisa sofre um declínio ao longo dos meses da pesquisa. Por fim, os alunos foram capazes de multiplicar o conhecimento obtido em sala de aula e reduzir efetivamente o consumo de energia de suas residências. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Faustino Moura Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Consumo de energia pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.title A importância do ensino da geografia na prática consciente do consumo de energia: um estudo de caso pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta