Resumo:
A ciência geográfica, em função de seu objeto de estudo que, dentre outros aspectos, analisa
as relações entre sociedade e a natureza, apresenta-se como uma das áreas do conhecimento
mais favorável ao desenvolvimento da consciência socioambiental. Sendo assim, o presente
estudo objetivou avaliar, através de uma observação participativa, o papel do ensino de
geografia na prática consciente do consumo de energia, com alunos da segunda série do
Ensino Fundamental, da Escola Municipal João Pinto da Silva, na cidade de Barra de São
Miguel, Paraíba. Para tanto, foram utilizados questionários para caracterização
socioeconômica dos participantes e para obtenção de dados do uso energético em suas
residências. Para análise do impacto real sobre o consumo energético das residências dos
estudantes, foram solicitadas suas contas de energia e analisados dados do consumo de
energia em kWh dos três meses anteriores às discussões e práticas de conscientização em sala
de aula e dos dois meses seguintes a tais eventos. As práticas conscientes foram elaboradas a
partir de discussões acerca da temática sobre Energia e de uma colaboração dos alunos em
pesquisar, refletir e elaborar práticas conscientes, formas viáveis de controlar o consumo
energético com hábitos diários. Verificou-se que a média de consumo dos alunos que
participaram da pesquisa sofre um declínio ao longo dos meses da pesquisa. Por fim, os
alunos foram capazes de multiplicar o conhecimento obtido em sala de aula e reduzir
efetivamente o consumo de energia de suas residências.
Descrição:
PINTO, M. R. da S. A importância do ensino da geografia na prática consciente do consumo de energia: um estudo de caso. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.