Resumo:
O saber é de extrema relevância para a formação psíquica do ser Humano. Perante esta
necessidade é que foi feito uma revisão bibliográfica atrelada a uma pesquisa de campo na
escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, que teve como
proposta uma análise da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde foi
descrito uma abordagem sobre o papel da educação, a estrutura política educacional,
curricular, a participação do professor para o conhecimento e a contribuição que a ciência
Geografia proporciona aos alunos para a formação cidadã. Para a execução da pesquisa foi
elaborada revisão bibliográfica, pesquisa de campo como entrevista aos alunos e ao professor,
assim também foi possível identificar que a escola em estudo tem uma interessante estrutura
enquanto unidade de ensino, os professores são qualificados e a Geografia deveria ser
trabalhada de forma mais precisa e dinâmica utilizando inclusive os aparelhos tecnológicos
que a escola dispõe sendo então determinantes para a prática das aulas que contribui
significativamente para o fomento a cidadania e ao mesmo tempo o ensino da escola em
estudo apresenta carência pelo fato de não disponibilizar aos alunos a modalidade PROEJA,
que tem como meta proporcionar um ensino médio com ensino profissionalizante através de
cursos de capacitação. Esta pesquisa foi elaborada pela evidente necessidade de se
compreender a importância e os problemas da educação, mais precisamente na cidade de
Campina Grande, na citada escola que funciona há mais de quarenta anos e que comporta uma
grande quantidade de educandos que são preparados inclusive pela Geografia para a vida.
Descrição:
BRITO, G. D. de. O ensino de geografia na E. E. E. F. M. Professor Raul Córdula em Campina Grande - PB: desafios e perspectivas para a formação cidadã na Educação de Jovens e Adultos. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.