dc.contributor.author |
Pereira, Edilma Guimarães |
|
dc.date.accessioned |
2017-08-25T15:10:45Z |
|
dc.date.available |
2017-08-25T15:10:45Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-25 |
|
dc.identifier.other |
CDD 100 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14156 |
|
dc.description |
PEREIRA, E. G. A filosofia no ensino médio: da saída ao retorno. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O artigo trata da filosofia no ensino médio: da saída ao retorno, desta
maneira pretendemos conhecer os motivos da sua saída e a necessidade do seu retorno
no currículo. A filosofia teve sua importância em cada período histórico, além de viver
as prepotências dos regimes políticos, sem perder sua característica contestadora, crítica
e reflexiva sobre a realidade. A abordagem será feita na perspectiva histórica, sem, no
entanto, abrir mão da perspectiva teórica e reflexiva presente em cada contexto social e
político. Assim, inicialmente será apresentada a filosofia no contexto histórico desde o
período colonial, a partir da chegada dos Jesuítas no Brasil e seu significado na
formação da elite, depois a abordagem dará ênfase no período pós 1964 com o regime
político da ditadura militar, e alguns motivos que levaram a filosofia a sair do currículo
e seu retorno ao ensino médio. Assim, fica claro que a filosofia caminhou frente aos
obstáculos que passaram na história da educação no Brasil e os impasses de cada
sistema político. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Valmir Pereira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.title |
A filosofia no ensino médio: da saída ao retorno |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |