Resumo:
O artigo trata da filosofia no ensino médio: da saída ao retorno, desta
maneira pretendemos conhecer os motivos da sua saída e a necessidade do seu retorno
no currículo. A filosofia teve sua importância em cada período histórico, além de viver
as prepotências dos regimes políticos, sem perder sua característica contestadora, crítica
e reflexiva sobre a realidade. A abordagem será feita na perspectiva histórica, sem, no
entanto, abrir mão da perspectiva teórica e reflexiva presente em cada contexto social e
político. Assim, inicialmente será apresentada a filosofia no contexto histórico desde o
período colonial, a partir da chegada dos Jesuítas no Brasil e seu significado na
formação da elite, depois a abordagem dará ênfase no período pós 1964 com o regime
político da ditadura militar, e alguns motivos que levaram a filosofia a sair do currículo
e seu retorno ao ensino médio. Assim, fica claro que a filosofia caminhou frente aos
obstáculos que passaram na história da educação no Brasil e os impasses de cada
sistema político.
Descrição:
PEREIRA, E. G. A filosofia no ensino médio: da saída ao retorno. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.