Resumo:
A importância do estudo da Geografia no Ensino Fundamental dá-se pela contribuição da mesma
na construção de um indivíduo crítico e perspicaz, o qual se torna capaz de compreender as
relações econômicas, sociais e ambientais, desvendado por atividades participativas e
condizentes a realidade do aprendiz. Assim, buscou-se através deste relato de experiência, expor
uma vivência educativa realizada no Colégio Menino Jesus, Campina Grande-PB, durante as
aulas de Geografia. Sendo esta prática realizada a partir de um projeto bimestral da Escola,
baseada no documentário “lixo extraordinário” do artista plástico Vik Muniz, numa experiência
de sucesso de geografização da arte enfatizada no longa-metragem, através de uma pesquisa
bibliográfica e exploratória de campo, para que fosse despertado a criatividade e observação do
aluno para com as categorias geográficas a partir de um contexto socioambiental. Logo, a
Geografia pode ser vista como uma arte inacabada, que busca a dinamicidade e reflexão do
discente, que a compreende a partir de um contexto interdisciplinar e voltado a realidade. Os
resultados mostraram que a aprendizagem pode acontecer de forma diferenciada e dinâmica,
fazendo com que as categorias geográficas possam ser firmadas por toda a vida do aluno.
Descrição:
FARIAS, J. A. de. Práticas geográficas vivenciadas no Colégio de ensino médio e fundamental Menino Jesus, Campina Grande - PB. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.