UEPB - Repositório Digital

O professor de inglês no ensino fundamental I: entre prescrições e gestos didáticos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Coutinho, Elielma Carneiro
dc.date.accessioned 2017-08-25T17:59:34Z
dc.date.available 2017-08-25T17:59:34Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 420
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14186
dc.description COUTINHO, E. C. O professor de inglês no ensino fundamental I: entre prescrições e gestos didáticos. 2017. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract No Brasil, o ensino de língua inglesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem se apresentado como um significativo campo de trabalho para os professores, que, no entanto, muitas vezes, começam a lecionar sem uma formação adequada e na ausência de políticas governamentais que orientem seu trabalho. Nesse cenário, objetivamos investigar a prática pedagógica do professor de inglês no contexto do Ensino Fundamental I, considerando as prescrições e os gestos didáticos que permeiam esse agir. Para tanto, situados no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES 2006, 2009), utilizamos como aporte teórico estudos sobre o cenário internacional e brasileiro do ensino de língua inglesa nos anos iniciais (ENEVER, 2011; GRADDAL, 2006; BRASIL, 1996, 1998, 2013) e sobre a formação docente (LÜDKE, 2009; REICHMANN, 2015; MEDRADO, 2012). Utilizamos, ainda, o aporte teórico do Interacionismo Sociodiscursivo e das Ciências do Trabalho (BRONCKART, 2012; CLOT, 2006, 2007). Nossos dados foram gerados por meio de entrevistas e instruções ao sósia com duas professoras de língua inglesa que lecionam no âmbito do Ensino Fundamental I. A partir de uma análise qualitativa, identificamos as prescrições que orientam seu fazer e os gestos didáticos específicos que compõem a prática dessas professoras. A análise evidenciou, outrossim, que uma formação que contemple a realidade do ensino de inglês nas séries iniciais possibilitaria aos professores algumas formas de agir imprescindíveis para que a prática no campo de trabalho não se configure como uma das poucas opções de construção do seu metiér. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosycléa Dantas Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua inglesa pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Linguística Aplicada pt_BR
dc.subject Interacionismo Sociodiscursivo pt_BR
dc.title O professor de inglês no ensino fundamental I: entre prescrições e gestos didáticos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta