Resumo:
No Brasil, o ensino de língua inglesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental tem se
apresentado como um significativo campo de trabalho para os professores, que, no entanto,
muitas vezes, começam a lecionar sem uma formação adequada e na ausência de políticas
governamentais que orientem seu trabalho. Nesse cenário, objetivamos investigar a prática
pedagógica do professor de inglês no contexto do Ensino Fundamental I, considerando as
prescrições e os gestos didáticos que permeiam esse agir. Para tanto, situados no âmbito da
Linguística Aplicada (MOITA LOPES 2006, 2009), utilizamos como aporte teórico estudos
sobre o cenário internacional e brasileiro do ensino de língua inglesa nos anos iniciais
(ENEVER, 2011; GRADDAL, 2006; BRASIL, 1996, 1998, 2013) e sobre a formação docente
(LÜDKE, 2009; REICHMANN, 2015; MEDRADO, 2012). Utilizamos, ainda, o aporte teórico
do Interacionismo Sociodiscursivo e das Ciências do Trabalho (BRONCKART, 2012; CLOT,
2006, 2007). Nossos dados foram gerados por meio de entrevistas e instruções ao sósia com
duas professoras de língua inglesa que lecionam no âmbito do Ensino Fundamental I. A partir
de uma análise qualitativa, identificamos as prescrições que orientam seu fazer e os gestos
didáticos específicos que compõem a prática dessas professoras. A análise evidenciou,
outrossim, que uma formação que contemple a realidade do ensino de inglês nas séries iniciais
possibilitaria aos professores algumas formas de agir imprescindíveis para que a prática no
campo de trabalho não se configure como uma das poucas opções de construção do seu metiér.
Descrição:
COUTINHO, E. C. O professor de inglês no ensino fundamental I: entre prescrições e gestos didáticos. 2017. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.