Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar os conhecimentos geográficos e
cartográficos diante de sua história, a fim de provocar uma mudança na prática
docente. Portanto usufruir de pesquisas bibliográficas, através de adequadas leituras
mediante a construção deste artigo foi debruçar de novos conhecimentos capazes
de envolver a teoria e a prática no convívio escolar e no ensino-aprendizado. Desta
forma o aluno aprenderá a construir seus novos horizontes perante os estudos
postos em sala de aula. Enfim, falar destas limitações cartográficas no ensino
fundamental é compreender que nós educadores ainda estamos buscando o
desconhecido e para que essa busca tenha objetivo de superar o analfabetismo
cartográfico dos alunos é preciso analisarmos criticamente a formação nos cursos
de Licenciatura em Geografia. Concluímos que as dificuldades dos professores da
Educação Básica quanto ao uso da Cartografia estão relacionadas ao precário
enfoque cartográfico nos cursos de Geografia e as dos alunos, relacionam-se à
deficiência na leitura cartográfica.
Descrição:
CUNHA, E. F. C. da. As limitações da linguagem cartográfica no ensino fundamental e médio: um desafio para a geografia nos dias atuais. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.