Resumo:
No decorrer do processo histórico, as propostas de ensino para alunos Surdos não privilegiavam a sua aprendizagem. Porém, com a proposta de educação inclusiva, surge o momento de uma ressignificação no ensino da pessoa com surdez, por possibilitar o conhecimento através da comunicação em LIBRAS no contexto escolar, e assim garantir a formação na sua língua materna. O objetivo desse trabalho é investigar as práticas de formação leitora de um aluno Surdo incluído em uma sala de A.E.E em Catolé do Rocha - PB, bem como, as concepções teóricas de formação leitora e a prática formativa no Atendimento Educacional Especializado (A.E.E). Os principais autores que nortearam essa pesquisa foram: KOCH E ELIAS (2007), GOLFELD (2002) e TRAVAGLIA (2003). A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo com a utilização de entrevistas semiestruturadas e gravadas, além de, um diário de campo e fotografias. Destacamos que, as falas dos profissionais da equipe do A.E.E. foram primordiais para elaboração desse trabalho, compreendendo que só é possível a formação leitora do aluno com surdez na sala de A.E.E. por meio da aquisição de sua Língua Materna, a LIBRAS.
Descrição:
MELO, D. N. de. Formação leitora de alunos surdos: das concepções teóricas à prática formativa no atendimento educacional especializado. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.