dc.contributor.author |
Melo, Deilane Nunes de |
|
dc.date.accessioned |
2017-08-28T13:21:06Z |
|
dc.date.available |
2017-08-28T13:21:06Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 373.13 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14207 |
|
dc.description |
MELO, D. N. de. Formação leitora de alunos surdos: das concepções teóricas à prática formativa no atendimento educacional especializado. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No decorrer do processo histórico, as propostas de ensino para alunos Surdos não privilegiavam a sua aprendizagem. Porém, com a proposta de educação inclusiva, surge o momento de uma ressignificação no ensino da pessoa com surdez, por possibilitar o conhecimento através da comunicação em LIBRAS no contexto escolar, e assim garantir a formação na sua língua materna. O objetivo desse trabalho é investigar as práticas de formação leitora de um aluno Surdo incluído em uma sala de A.E.E em Catolé do Rocha - PB, bem como, as concepções teóricas de formação leitora e a prática formativa no Atendimento Educacional Especializado (A.E.E). Os principais autores que nortearam essa pesquisa foram: KOCH E ELIAS (2007), GOLFELD (2002) e TRAVAGLIA (2003). A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo com a utilização de entrevistas semiestruturadas e gravadas, além de, um diário de campo e fotografias. Destacamos que, as falas dos profissionais da equipe do A.E.E. foram primordiais para elaboração desse trabalho, compreendendo que só é possível a formação leitora do aluno com surdez na sala de A.E.E. por meio da aquisição de sua Língua Materna, a LIBRAS. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: José Marcos Rosendo de Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Surdez |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Leitora |
pt_BR |
dc.title |
Formação leitora de alunos surdos: das concepções teóricas à prática formativa no atendimento educacional especializado |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |