UEPB - Repositório Digital

Formação leitora de alunos surdos: das concepções teóricas à prática formativa no atendimento educacional especializado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Deilane Nunes de
dc.date.accessioned 2017-08-28T13:21:06Z
dc.date.available 2017-08-28T13:21:06Z
dc.date.issued 2017-08-28
dc.identifier.other CDD 373.13
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14207
dc.description MELO, D. N. de. Formação leitora de alunos surdos: das concepções teóricas à prática formativa no atendimento educacional especializado. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. pt_BR
dc.description.abstract No decorrer do processo histórico, as propostas de ensino para alunos Surdos não privilegiavam a sua aprendizagem. Porém, com a proposta de educação inclusiva, surge o momento de uma ressignificação no ensino da pessoa com surdez, por possibilitar o conhecimento através da comunicação em LIBRAS no contexto escolar, e assim garantir a formação na sua língua materna. O objetivo desse trabalho é investigar as práticas de formação leitora de um aluno Surdo incluído em uma sala de A.E.E em Catolé do Rocha - PB, bem como, as concepções teóricas de formação leitora e a prática formativa no Atendimento Educacional Especializado (A.E.E). Os principais autores que nortearam essa pesquisa foram: KOCH E ELIAS (2007), GOLFELD (2002) e TRAVAGLIA (2003). A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo com a utilização de entrevistas semiestruturadas e gravadas, além de, um diário de campo e fotografias. Destacamos que, as falas dos profissionais da equipe do A.E.E. foram primordiais para elaboração desse trabalho, compreendendo que só é possível a formação leitora do aluno com surdez na sala de A.E.E. por meio da aquisição de sua Língua Materna, a LIBRAS. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Marcos Rosendo de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Surdez pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Formação Leitora pt_BR
dc.title Formação leitora de alunos surdos: das concepções teóricas à prática formativa no atendimento educacional especializado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta