Resumo:
Esta Monografia pretendeu discutir o racismo na escola ainda na fase infantil. Para
desenvolvê-la foram trabalhados os conceitos de racismo, preconceito e discriminação por
estes estarem de forma inseparáveis nas ações racistas. Identifica-se que as práticas
discriminatórias na escola são incentivadas desde a formação do Brasil e que, na sociedade
atual, a família e a escola têm importantes contribuições para fazer com que o sofrimento das
crianças negras seja poupado e dessa forma elas possam crescer com as suas identidades
positivas. O trabalho, além da pesquisa bibliográfica com a utilização de escritos específicos
ao tema, tem dados de uma entrevista realizada na Escola Municipal Educador Paulo Freire,
situada na zona rural, em uma comunidade quilombola, no município de Dona Inês/Paraíba.
Descrição:
SILVA, M. O. da. Família e escola: mediadores na construção da criança negra. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.