Resumo:
A importância da Geografia no aprendizado do aluno, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, baseia-se nas contribuições que ela traz para o conhecimento sobre o espaço humano e as formas de transformações nele encontrados. O estágio supervisionado visa à execução das práticas de ensino e das teorias que englobam os estudos e pesquisas direcionadas para fins educacionais, sendo o elo entre a universidade e a escola por intermédio do estagiário, que em suas perspectivas, busca melhorar seu desempenho como docente e vivenciar experiências para seu futuro como professor/pesquisador e ser inserido na sociedade. As constantes dificuldades no ato de ensinar e aprender Geografia passa pela demagogia de que a Geografia apenas descreve o mundo e define conceitos e na busca pela fragmentação dos conteúdos da disciplina no ensino fundamental e médio. Nessa perspectiva o professor, seja ele efetivo ou estagiário, se vê como propulsor de ideias e novos recursos didáticos, buscando a integração dos alunos mediante as novas tecnologias no mundo globalizado, através de práticas pedagógicas de ensino. O presente trabalho evidencia algumas das dificuldades encontradas no Estágio Supervisionado em Geografia na Universidade Estadual da Paraíba, assim como apresenta propostas didáticas que enriquecem o ensino-aprendizagem.
Descrição:
NASCIMENTO, A. R. do. Estágio supervisionado em geografia: propostas didáticas e desafios no ato de ensinar e aprender. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.