UEPB - Repositório Digital

Marcas de oralidade na escrita e leitura de alunos do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Felix, Marcelo Barbosa
dc.date.accessioned 2017-08-29T16:05:22Z
dc.date.available 2017-08-29T16:05:22Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14241
dc.description F, M. B. Marcas de oralidade na escrita e leitura de alunos do ensino médio. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência de formas linguísticas variantes da fala na escrita e leitura de alunos do Ensino Médio em uma escola estadual da cidade de Guarabira - PB, o qual é fruto de pesquisa realizada por meio do PIBIC. É também foco deste estudo o nível de monitoramento do aluno em relação ao uso da linguagem no momento da leitura, haja vista que o evento de leitura exige uma linguagem mais monitorada. A análise da escrita dos textos leva em consideração duas categorias de “erros”: os “erros” decorrentes da influência do dialeto do aluno e os “erros” decorrentes do caráter arbitrário das convenções de escrita. Este trabalho está fundamentado nos estudos de BAGNO: 2001, 2002, BORTONI-RICARDO: 2005, 2008 e LABOV: 2008. A metodologia utilizada neste trabalho segue uma orientação sociolinguística e compreende a gravação de leitura e atividade de escrita dos alunos colaboradores da pesquisa (1º, 2º, e 3º do Ensino Médio), como, também, a transcrição e análise dos dados. Em relação à leitura, a análise dos dados revela, em alguns momentos, uma leitura decodificadora por parte do aluno leitor. Observa-se também a transposição de elementos da fala na leitura dos alunos pesquisados. Em relação à escrita, nos fragmentos de textos apresentados nos resultados, pode-se observar a presença das duas categorias de “erros” na escrita dos alunos dos três anos escolares, refletindo, assim, nos alunos colaboradores, um domínio mediano de uma linguagem mais formal no ato da escrita. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria de Fátima de Souza Aquino pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Oralidade pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title Marcas de oralidade na escrita e leitura de alunos do ensino médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta