Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência de formas linguísticas
variantes da fala na escrita e leitura de alunos do Ensino Médio em uma escola
estadual da cidade de Guarabira - PB, o qual é fruto de pesquisa realizada por meio
do PIBIC. É também foco deste estudo o nível de monitoramento do aluno em
relação ao uso da linguagem no momento da leitura, haja vista que o evento de
leitura exige uma linguagem mais monitorada. A análise da escrita dos textos leva
em consideração duas categorias de “erros”: os “erros” decorrentes da influência do
dialeto do aluno e os “erros” decorrentes do caráter arbitrário das convenções de
escrita. Este trabalho está fundamentado nos estudos de BAGNO: 2001, 2002,
BORTONI-RICARDO: 2005, 2008 e LABOV: 2008. A metodologia utilizada neste
trabalho segue uma orientação sociolinguística e compreende a gravação de leitura
e atividade de escrita dos alunos colaboradores da pesquisa (1º, 2º, e 3º do Ensino
Médio), como, também, a transcrição e análise dos dados. Em relação à leitura, a
análise dos dados revela, em alguns momentos, uma leitura decodificadora por
parte do aluno leitor. Observa-se também a transposição de elementos da fala na
leitura dos alunos pesquisados. Em relação à escrita, nos fragmentos de textos
apresentados nos resultados, pode-se observar a presença das duas categorias de
“erros” na escrita dos alunos dos três anos escolares, refletindo, assim, nos alunos
colaboradores, um domínio mediano de uma linguagem mais formal no ato da
escrita.
Descrição:
F, M. B. Marcas de oralidade na escrita e leitura de alunos do ensino médio. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.