Resumo:
Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar o PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa, enquanto política pública nacional que direciona a formação continuada dos
professores alfabetizadores nos estados e municípios, se configurando como micropolítica
nacional. Discutiremos aqui a caracterização e análise do programa, enquanto macropolítica, e
sua formatação e reflexo dentro o município de Dona Inês/PB. As questões que direcionam
esta pesquisa são as que seguem: O PNAIC está trazendo resultados positivos? O programa
tem contribuído para a definição eficiente da prática do professor e como consequência tem
apresentado resultados positivos no tocante à alfabetização? Para responder tais questões, a
pesquisa bibliográfica se mostrou como melhor meio metodológico. No entanto, foi
necessário também a realização de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário e
análise da escrita das crianças para identificação dos níveis em que elas se encontram.
Tomamos por base teórica a Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro, e os estudos de
Ana Teberosky. Os instrumentos escolhidos foram essenciais para garantir a análise de dados
reais e concretos; o que permitiu chegar à conclusão sobre a eficiência ou não do referido
programa nos resultados obtidos pela escola. Os dados desta pesquisa servirão para contribuir
na identificação dos pontos fortes e frágeis do programa citado, subsidiando o município de
Dona Inês/PB na busca pela definição eficiente de suas políticas de combate ao analfabetismo
no PME- Plano Municipal de Educação. Tais dados apontam para o fato de que o município
tem desenvolvido as formações e tem monitorado as ações do programa através do trabalho
da equipe gestora, no entanto ainda não consegue alcançar as metas estabelecidas no PNE e
referendadas no PME.
Descrição:
COSTA, M. das V. S. S. A influência, o impacto e a contribuição do PNAIC na alfabetização dos alunos de Dona Inês/PB. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.