UEPB - Repositório Digital

Estudando os sólidos geométricos por meio de materiais manipuláveis

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Adalberto Francisco
dc.date.accessioned 2017-08-29T19:28:15Z
dc.date.available 2017-08-29T19:28:15Z
dc.date.issued 2016-05-19
dc.identifier.other CDD 516
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14263
dc.description ALVES, A. F. Estudando os sólidos geométricos por meio de materiais manipuláveis. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract A matemática é uma disciplina marcada pelo baixo desempenho dos alunos, pois muitos deles criam um bloqueio e dizem que é difícil de aprender. O ensino de geometria espacial vem sendo abandonado das salas de aula. O presente trabalho tem como objetivo trabalhar com os alunos a utilização de material concreto, para a construção de sólidos geométricos e suas respectivas planificações, a fim de obter uma melhor visualização e compreensão dos mesmos, identificar as dificuldades, desafios e possíveis contribuições para os alunos. No ensino de geometria são perceptíveis as dificuldades encontradas pela maioria dos alunos, ao trabalharem com figuras planas no quadro e no caderno, o desempenho é regular, porém quando são abordadas figuras espaciais com figuras tridimensionais, muitos alunos ficam sem entender o desenho e apresentam muita dificuldade para desenhar em seus cadernos e, consequentemente, em classificá-los ou determinar seus elementos como quantidade de faces, arestas e vértices. Os objetivos específicos da pesquisa são: proporcionar aos alunos do 6º ano uma experiência de estudo diferenciada da metodologia comumente utilizada em suas aulas. Desenvolver uma oficina com os alunos do 6º ano sobre os sólidos geométricos. Utilizar um software geométrico para auxiliar a compreensão dos conceitos estudados. Identificar os benefícios do uso material manipulável em sala de aula. Verificar a aprendizagem dos alunos após o uso do material concreto. Para alcançar esses objetivos realizou-se uma pesquisa qualitativa que se constituiu numa experiência de ensino com materiais manipuláveis. Os dados foram coletados por meio de observações e atividades. Os sujeitos da pesquisa foram 15 alunos de turmas do 6º e 7º ano, de uma escola pública. A análise dos dados resultou nos seguintes resultados: as dificuldades dos alunos em compreender figuras tridimensionais quando ensinadas apenas no plano bidimensional, visualizar elementos dos sólidos geométricos, bem como em nomeá-los. Percebemos que o uso do material manipulável auxiliou no sentido de amenizar essa problemática em torno do ensino de geometria. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Roberto Costa Júnior pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geometria pt_BR
dc.subject Geometria Espacial pt_BR
dc.subject Sólidos geométricos pt_BR
dc.subject Poliedros pt_BR
dc.title Estudando os sólidos geométricos por meio de materiais manipuláveis pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta