dc.contributor.author |
Santos, Lenilson Souza |
|
dc.date.accessioned |
2017-08-29T19:34:42Z |
|
dc.date.available |
2017-08-29T19:34:42Z |
|
dc.date.issued |
2016-05-16 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14289 |
|
dc.description |
SANTOS, L. S. Contextualizando o ensino de termoquímica com a utilização de crônicas. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
De acordo com os PCNs, o ensino de Ciência deve estar centrado no conhecimento e no contexto social. Na busca por alternativas para um ensino de química contextualizado, enseja que o uso de crônicas poderia se constituir em uma boa alternativa por proporcionar uma melhor interação entre o aluno e o conhecimento químico. Neste aspecto ela se constituiria em uma ferramenta a mais a ser utilizada pelo professor, em conjunto com sua atividade e seu planejamento. Nesta perspectiva objetiva-se avaliar a utilização das crônicas como ferramenta de ensino aprendizagem e assimilação do conteúdo trabalhado (Termoquímica). A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Alcantil-PB, sendo realizada com quarenta e oito alunos das turmas do 3° ano médio. Trata-se de uma investigação de natureza quali-quantitativa e teve como instrumentos de coleta de dados o uso de questionários, no qual se busca perceber a opinião dos alunos sobre a aula contextualizada, bem como se existiam dificuldades para a sua interpretação e entendimento. Analisando de forma comparativa os dados observa-se que após a utilização das crônicas 67% a 94% dos alunos acertaram as questões avaliativas propostas em que antes da aula contextualizada o máximo que se tinha obtido era 55%, portanto sugere -se que o trabalho com crônicas pode ser algo a ser acrescentado pelo professor no momento de suas aulas o que facilitará a aprendizagem do conteúdo ministrado. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Helionalda Costa Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Crônicas |
pt_BR |
dc.title |
Contextualizando o ensino de termoquímica com a utilização de crônicas |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |