UEPB - Repositório Digital

Contextualizando o ensino de termoquímica com a utilização de crônicas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Lenilson Souza
dc.date.accessioned 2017-08-29T19:34:42Z
dc.date.available 2017-08-29T19:34:42Z
dc.date.issued 2016-05-16
dc.identifier.other CDD 371.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14289
dc.description SANTOS, L. S. Contextualizando o ensino de termoquímica com a utilização de crônicas. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract De acordo com os PCNs, o ensino de Ciência deve estar centrado no conhecimento e no contexto social. Na busca por alternativas para um ensino de química contextualizado, enseja que o uso de crônicas poderia se constituir em uma boa alternativa por proporcionar uma melhor interação entre o aluno e o conhecimento químico. Neste aspecto ela se constituiria em uma ferramenta a mais a ser utilizada pelo professor, em conjunto com sua atividade e seu planejamento. Nesta perspectiva objetiva-se avaliar a utilização das crônicas como ferramenta de ensino aprendizagem e assimilação do conteúdo trabalhado (Termoquímica). A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Alcantil-PB, sendo realizada com quarenta e oito alunos das turmas do 3° ano médio. Trata-se de uma investigação de natureza quali-quantitativa e teve como instrumentos de coleta de dados o uso de questionários, no qual se busca perceber a opinião dos alunos sobre a aula contextualizada, bem como se existiam dificuldades para a sua interpretação e entendimento. Analisando de forma comparativa os dados observa-se que após a utilização das crônicas 67% a 94% dos alunos acertaram as questões avaliativas propostas em que antes da aula contextualizada o máximo que se tinha obtido era 55%, portanto sugere -se que o trabalho com crônicas pode ser algo a ser acrescentado pelo professor no momento de suas aulas o que facilitará a aprendizagem do conteúdo ministrado. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Helionalda Costa Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Crônicas pt_BR
dc.title Contextualizando o ensino de termoquímica com a utilização de crônicas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta