UEPB - Repositório Digital

Concepções dos professores de Química de uma escola pública da cidade de Campina Grande sobre a escolha do livro didático

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Caluête, Kelly Monaliza Araújo dos Santos
dc.date.accessioned 2017-08-29T19:34:49Z
dc.date.available 2017-08-29T19:34:49Z
dc.date.issued 2016-05-20
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14290
dc.description CALUÊTE, K. M. A. dos S. Concepções dos professores de Química de uma escola pública da cidade de Campina Grande – sobre a escolha do livro didático. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract Os programas de material didático do governo federal, em particular o PNLD, têm a intenção de contribuir para a garantia de materiais didáticos de qualidade, disponíveis para subsidiar o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas de educação Básica, e são desenvolvidos com o intuito de dar conta de um dos aspectos que, desde a Constituição de 1988, constitui dever do Estado com a educação. O PNLD como programa de distribuição gratuita de obras didáticas de forma sistemática e regular a todos os alunos das Redes Públicas Escolares de todo país e esse considerado um programa de Política Pública de Estado. Neste contexto, está pesquisa procurou diagnosticar em uma escola pública a compreensão dos professores sobre a política do livro didático, se eles conhecem os critérios estabelecidos pela equipe do MEC na seleção das coleções adotadas pelo PNLD, se eles fizeram leituras das resenhas dos livros disponibilizadas no site do MEC, e quais os critérios que usaram para escolher a coleção adotada para trabalhar no triênio. O presente estudo caracteriza- se como uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. Portanto, trata- se de uma pesquisa exploratória, que visa explorar um determinado problema de estudo com vista a compreender- ló. O publico alvo da pesquisa foram cinco professores de química do ensino médio de uma escola pública do Município de Campina Grande – PB. O instrumento utilizado para coleta de dados, foi um questionário que possuía seis perguntas abertas, permitindo dessa forma identificar o que cada sujeito pensa a respeito do objeto de investigação da pesquisa. Para a análise dos resultados do questionário, categorizou-se as respostas a partir dos conteúdos expressos nas respostas atribuídas a pesquisa, utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977) e a discussão foi à luz do referencial teórico. Os resultados apontam que os professores pesquisados não tem domínio dos critérios referentes à avaliação das obras inscritas no PNLD 2015 e nem conhecimento prévio das orientações do Guia do Livro Didático. Em um contexto geral é possível confirmar que os professores pesquisados apresentam algum tipo de insatisfação na escolha do livro adotado na escola que trabalha, esta é relacionada à falta de consenso entre os colegas no momento de decidir a coleção que será usada no triênio, bem como a carência de informações do Guia que é disponibilizado no site do PNLD. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Gilberlândio Nunes da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Concepções dos professores de Química de uma escola pública da cidade de Campina Grande sobre a escolha do livro didático pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta