dc.contributor.author |
Alves, Hélide Maria de Pontes Simões |
|
dc.date.accessioned |
2017-08-30T15:46:31Z |
|
dc.date.available |
2017-08-30T15:46:31Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.4 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14334 |
|
dc.description |
ALVES, H. M. de P. S. Leitura na sala de aula: uma forma prazerosa de aprender. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No presente artigo, buscamos analisar questões que consideramos de grande importância para
a compreensão e prática da leitura como forma de interação e aquisição do conhecimento.
Nesse trabalho, é feito algumas reflexões acerca da leitura no ensino escolar, partindo das
teorias que priorizam o estudo da língua em sua funcionalidade e reflexão na obtenção de um
melhor aproveitamento das aulas de leitura. A complexidade da leitura abrange muito mais do
que simples adequação ao sistema social ou a fins práticos de alfabetização, envolve atitude e
autonomia enquanto sujeito ativo no processo de construção do sentido da leitura na sua vida
e na sociedade; no entanto, continua perpetuando a prática formalista de apenas transcrever o
que está explícito no texto como uma atividade de captação das intenções do autor no que ele
quer transmitir e cabe ao leitor apenas captar essas finalidades de forma superficial sem
ampliar o debate e a troca de idéias. Para fins teóricos utilizamos os autores: Antunes (2003)
Lajolo (1993), Pimenta (2011), Buzen e Mendonça (2006), Dionísio e Machado (2002), Freire
(1981). a fim de apresentarmos aqui formas prazerosas de no ato de ler. Através dos objetivos,
métodos e formas de organização; a escola pode e deve incorporar o estudo do português
relacionado às competências e habilidades voltadas para a cidadania e que esta concepção
deve ser refletida de forma consciente e crítica com o intuito de ajudar o estudante a
compreender linguisticamente o uso funcional e social da língua e aperfeiçoar suas
competências comunicativas e desenvolver o senso crítico. Com tais mecanismos a leitura vai
se tornando uma prática prazerosa e cada vez mais chamativa aos olhos dos alunos. Neste
trabalho foi utilizada a metodologia da pesquisa de cunho avaliativo para melhor
fundamentação acerca do tema abordado. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Leitura na sala de aula: uma forma prazerosa de aprender |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |