Resumo:
O presente trabalho tem como foco principal investigar como ocorre o processo da inclusão
do aluno surdo na sala de Atendimento Educacional Especializado no âmbito escolar, em
conformidade com a política nacional da Educação Inclusiva que evidencia as diferenças e a
diversidade na educação. Este campo de estudo está pautado nas discussões sobre inclusão
escolar, o trabalho feito com o aluno surdo na sala de Atendimento Educacional Especializado
e a formação dos profissionais que atuam com o mesmo. Para tanto, nos pautamos na
abordagem qualitativa de pesquisa, cujo estudo se estrutura por meio da pesquisa
bibliográfica, documental e de campo oportunizando estudos que envolvem a inclusão escolar
do aluno surdo, trazendo a seguinte base teórica: HONORA; FRIZANCO (2009), STROBEL
(2009), DAMÁZIO (2007) e além dos documentos oficiais sobre inclusão e outros que
discutem essa temática. Os resultados obtidos pela investigação mostraram que a escola
enfrenta um de seus maiores desafios educacionais, mas que vem tentando superá-los
gradativamente, contribuindo assim para a inclusão do aluno surdo não só no âmbito
educacional, mas também na sociedade.
Descrição:
MOURA, M. L. F. A inclusão do aluno surdo na sala de atendimento especializado no Centro Educacional Edivardo Toscano - Guarabira/PB. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.