Resumo:
A presente produção tem como objetivo analisar o que as professoras do 3º ano do ensino
fundamental dizem sobre as dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa
qualitativa, resultante de embasamentos teóricos e empíricos que por sua vez foram
determinantes para a produção desse trabalho acadêmico. A fundamentação teórica teve como
principais autores Piaget e Vygotsky que discutem a aprendizagem numa perspectiva sócio
construtivista, pois acreditamos que compreender o processo de construção do conhecimento é
de extrema relevância para compreensão das dificuldades de aprendizagem. Dialogamos
também com outros autores que consideramos colaborar na reflexão sobre o tema proposto,
como Coll, Marchesi e Palacios (2004), Domingues (2007) Fonseca (1995), Garcia e Jesus
(2004), Jardim (2001), Romero (2004), dentre outros. Para a coleta de informações foi utilizado
como instrumento o questionário, o qual foi destinado as professoras participantes da pesquisa
procurando saber a opinião destas, sobre as dificuldades de aprendizagem dos (as) seus (as)
alunos (as). A referida pesquisa revela que a temática das dificuldades de aprendizagens é
complexa e que suas causas são multifatoriais. Em relação a pesquisa empírica verificamos que
existe uma “culpabilização” com relação as causas da dificuldade de aprendizagem quando as
professoras afirmam serem resultantes da ausência da família no processo de aprendizagem da
criança dentre outros aspectos que são influentes para a aprendizagem. Partindo do exposto,
acreditamos que a participação da comunidade/ família no processo de aprendizagem da
criança, a realização de aulas passeios, a presença de um corpo técnico capacitado, o apoio de
Ong´s, a adoção de materiais didáticos eficientes, são algumas das saídas para a conquista da
aprendizagem.
Descrição:
FRANÇA, A. C. S. de. Dificuldades de aprendizagem a partir do olhar de professoras do 3º ano do ensino fundamental de Guarabira. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.