UEPB - Repositório Digital

Dificuldades de aprendizagem a partir do olhar de professoras do 3º ano do ensino fundamental de Guarabira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author França, Ana Cláudia Silva de
dc.date.accessioned 2017-08-31T16:18:15Z
dc.date.available 2017-08-31T16:18:15Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14350
dc.description FRANÇA, A. C. S. de. Dificuldades de aprendizagem a partir do olhar de professoras do 3º ano do ensino fundamental de Guarabira. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A presente produção tem como objetivo analisar o que as professoras do 3º ano do ensino fundamental dizem sobre as dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, resultante de embasamentos teóricos e empíricos que por sua vez foram determinantes para a produção desse trabalho acadêmico. A fundamentação teórica teve como principais autores Piaget e Vygotsky que discutem a aprendizagem numa perspectiva sócio construtivista, pois acreditamos que compreender o processo de construção do conhecimento é de extrema relevância para compreensão das dificuldades de aprendizagem. Dialogamos também com outros autores que consideramos colaborar na reflexão sobre o tema proposto, como Coll, Marchesi e Palacios (2004), Domingues (2007) Fonseca (1995), Garcia e Jesus (2004), Jardim (2001), Romero (2004), dentre outros. Para a coleta de informações foi utilizado como instrumento o questionário, o qual foi destinado as professoras participantes da pesquisa procurando saber a opinião destas, sobre as dificuldades de aprendizagem dos (as) seus (as) alunos (as). A referida pesquisa revela que a temática das dificuldades de aprendizagens é complexa e que suas causas são multifatoriais. Em relação a pesquisa empírica verificamos que existe uma “culpabilização” com relação as causas da dificuldade de aprendizagem quando as professoras afirmam serem resultantes da ausência da família no processo de aprendizagem da criança dentre outros aspectos que são influentes para a aprendizagem. Partindo do exposto, acreditamos que a participação da comunidade/ família no processo de aprendizagem da criança, a realização de aulas passeios, a presença de um corpo técnico capacitado, o apoio de Ong´s, a adoção de materiais didáticos eficientes, são algumas das saídas para a conquista da aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Ana Raquel de Oliveira França pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Dificuldades de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Criança pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.title Dificuldades de aprendizagem a partir do olhar de professoras do 3º ano do ensino fundamental de Guarabira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta