Resumo:
Desde a antiguidade até os dias atuais as pessoas com deficiência são objeto de
preconceito no âmbito social e educacional. O objetivo deste trabalho é mostrar a
importância da efetivação da educação inclusiva para uma sociedade mais igualitária,
com a proposta de apontar o percurso do Núcleo de Educação Especial (NEDESP) da
Universidade Estadual da Paraíba, tomando como referencia sua atuação no ensino
superior e na sociedade em geral. Reconhecendo os atos de exclusão e preconceito
direcionados aos deficientes como uma prática cultural, buscamos refletir cultura a partir
das considerações, principalmente, dos historiadores Sandra Pesavento e Peter Burke.
Por meio de revisão bibliográfica amparada teoricamente pelas discussões da Nova
Historia Cultural, buscamos entender como se deu o preconceito contra a deficiência ao
longo do tempo, as consequências causadas por tais práticas e como o NEDESP surge
como um referencial de busca pela garantia dos direitos do aluno deficiente no contexto
do ensino superior no século XXI.
Descrição:
RIBEIRO, L. G. O núcleo de educação especial da UEPB - NEDESP: práticas inclusivas nos territórios da educação especial. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.