Resumo:
Este estudo apresenta reflexões sobre o processo inicial da leitura mediante a
participação pedagógica do(a) educador(a). Tem como objetivo refletir sobre a
importância e o incentivo à leitura junto as crianças da Educação Infantil. Se
estrutura por meio de uma pesquisa bibliográfica que se fundamenta nos estudos de
autores como: AMÂNCIO (2002), BORBA e MATTOS (2011), CUNHA (1999),
FREIRE (2008), MARTINS (1994), TEBEROSKY e COLOMER (2003), entre outros.
Além do aporte teórico, sua análise se estrutura por meio de uma pesquisa de
campo realizada na Escola Municipal Professor Edgardo Júlio e Centro Educacional
Ascendino Toscano de Brito, ambas localizadas no município de Guarabira-PB, nas
salas da Educação Infantil. Fazendo uso da observação não participante e do
questionário ordenado de perguntas abertas direcionado as educadoras da
Educação Infantil, obtivemos um olhar mais apurado acerca do tema abordado. A
partir desses instrumentos foi possível identificar e analisar o processo de leitura na
Educação Infantil e refletir sobre a inserção da criança, desde cedo, nas práticas de
leitura, visto que esta vivência contribui para a aprendizagem da linguagem,
vocabulário, no aprimoramento dos conhecimentos e desenvolvimento da
imaginação e da criatividade. Por isso, a participação dos educadores nesse
processo, através da utilização de métodos adequados, facilita a aprendizagem da
leitura, o gosto e o prazer pelo ato de ler.
Descrição:
MELLO, F. F. da S. O processo de leitura e a ação pedagógica do(a) educador(a) na educação infantil. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.