UEPB - Repositório Digital

O processo de leitura e a ação pedagógica do(a) educador(a) na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Flávia Freitas da Silva
dc.date.accessioned 2017-09-04T16:06:48Z
dc.date.available 2017-09-04T16:06:48Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.other CDD 028
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14392
dc.description MELLO, F. F. da S. O processo de leitura e a ação pedagógica do(a) educador(a) na educação infantil. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo apresenta reflexões sobre o processo inicial da leitura mediante a participação pedagógica do(a) educador(a). Tem como objetivo refletir sobre a importância e o incentivo à leitura junto as crianças da Educação Infantil. Se estrutura por meio de uma pesquisa bibliográfica que se fundamenta nos estudos de autores como: AMÂNCIO (2002), BORBA e MATTOS (2011), CUNHA (1999), FREIRE (2008), MARTINS (1994), TEBEROSKY e COLOMER (2003), entre outros. Além do aporte teórico, sua análise se estrutura por meio de uma pesquisa de campo realizada na Escola Municipal Professor Edgardo Júlio e Centro Educacional Ascendino Toscano de Brito, ambas localizadas no município de Guarabira-PB, nas salas da Educação Infantil. Fazendo uso da observação não participante e do questionário ordenado de perguntas abertas direcionado as educadoras da Educação Infantil, obtivemos um olhar mais apurado acerca do tema abordado. A partir desses instrumentos foi possível identificar e analisar o processo de leitura na Educação Infantil e refletir sobre a inserção da criança, desde cedo, nas práticas de leitura, visto que esta vivência contribui para a aprendizagem da linguagem, vocabulário, no aprimoramento dos conhecimentos e desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Por isso, a participação dos educadores nesse processo, através da utilização de métodos adequados, facilita a aprendizagem da leitura, o gosto e o prazer pelo ato de ler. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.title O processo de leitura e a ação pedagógica do(a) educador(a) na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta