Resumo:
O presente artigo tem como foco principal trazer uma discussão acerca da
ambiguidade como recurso intencional que pode ser empregado em alguns textos
de forma criativa, a exemplo dos produzidos no âmbito da publicidade, a fim de atrair
a atenção do interlocutor. Dessa forma, iremos discorrer sobre esse fenômeno a
partir da ótica semântica, a qual traz esse fenômeno como um elemento que deve
ser evitado em alguns gêneros textuais (a exemplo dos que circulam no âmbito
científico) e ainda destacaremos como (e por que) ele pode ser visto também como
elemento de grande predominância e ocorrência no discurso publicitário. Para tanto,
utilizamos como embasamento para nossas discussões, os seguintes pressupostos
teóricos: Cançado (2008), Carvalho (2003), Ferreira (1994), Silva (2006), entre
outros estudiosos no âmbito da semântica e da publicidade. Considerando esses
dois parâmetros discutidos ao longo do trabalho, a presente pesquisa por ser de
natureza qualitativa-interpretativa, trará, por fim, os resultados de uma análise
realizada a partir de um anúncio publicitário da cerveja Devassa. Por meio da
referida análise, foi possível perceber que, apesar de a ambiguidade presente no
referido anúncio ter sido empregada com o intuito de atrair a atenção do público para
apresentar o produto divulgado, causou alguns equívocos de sentido devido às
interpretações que foram acionadas pelos leitores da mensagem veiculada.
Descrição:
SOUZA, L. T. de. O fenômeno da ambiguidade: uma análise semântica a partir do anúncio publicitário da cerveja Devassa. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.