Resumo:
Através do estágio supervisionado o estagiário entra em contato com a realidade de ensino e suas práticas. Isso oportuniza ao licenciando (a) não apenas observar, mas construir reflexões sobre essas práticas. Este estudo objetivou analisar uma das práticas de leitura observadas durante a vigência do estágio supervisionado. Para a análise contou-se com os subsídios teóricos de Pimenta e Lima (2010) sobre estágio, Bakhtin (2012) sobre o dialogismo/interacionismo, Kleiman (2004) sobre leitura, Antunes (2003) e Geraldi (2006) e, a abordagem metodológica foi qualitativa, de cunho descritivo e interpretativista. Os resultados apontam para uma prática de leitura pautada no uso do Livro Didático (LD) sem maiores reflexões por parte do professor (a) e utilizada para exercitar a leitura em voz alta e a interpretação do texto, sem explorar outras possibilidades do texto.
Descrição:
OLIVEIRA, J. F. de. Análise de uma prática de leitura no Fundamental II: uma análise pelo olhar do estágio supervisionado. 2017. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.