Resumo:
A questão ambiental tem se tornado uma das problemáticas mais discutidas atualmente. Um dos principais responsáveis pela poluição ambiental é a produção exagerada de resíduos sólidos, o seu mau uso e descarte. A partir deste trabalho, espera-se combater o desperdício e criar mecanismos que possam assegurar um mundo habitável para as gerações futuras. Pretende-se conscientizar o maior número de pessoas sobre o uso racional dos recursos naturais, através da reutilização do plástico, transformando o que antes era considerado “lixo”, em peças que possam ser reaproveitadas no dia a dia, estimulando também, a criatividade das crianças frente ao desperdício exagerado da sociedade moderna, buscando alternativas que ajudem o meio ambiente. O presente trabalho utilizou materiais recicláveis para a construção de hortas suspensas e de solo em uma Escola da Rede Pública de Campina Grande, PB. Foram aplicados questionários, palestras e oficinas que nos permitiu concluir que a pratica da Educação Ambiental nas escolas contribui para a construção de uma nova forma de reflexão dos alunos quanto a crise ambiental, contribuindo para a formação de indivíduos conscientes e preparados para buscar soluções futuras para os problemas vividos. Pode se observar também que no decorrer das oficinas, os alunos demostraram interesse pela problemática ambiental, como também expressaram o desejo em disseminar o que haviam apreendido no decorrer do projeto e tornar o uso da horta vertical uma pratica mais presente no dia-a-dia de seus familiares e amigos.
Descrição:
SILVA, T. I. P. da. Análise da percepção de meio ambiente e educação ambiental por alunos de uma escola pública de Campina Grande, PB. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.