UEPB - Repositório Digital

Dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA com o ensino-aprendizagem da Matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Josenildo Paulino dos
dc.date.accessioned 2017-09-05T18:44:28Z
dc.date.available 2017-09-05T18:44:28Z
dc.date.issued 2017-08-02
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14418
dc.description SANTOS, J. P. dos. Dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA com o ensino-aprendizagem da Matemática. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo identificar aspectos relacionados às dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA no ensino-aprendizagem da Matemática, motivado por uma experiência vivida pelo autor em um estágio supervisionado realizado em escolas públicas, sendo utilizados aportes teóricos sobre o tema, os quais trouxeram maiores esclarecimentos e delimitação para o trabalho realizado. Este estudo é realizado com base em materiais bibliográficos consultados, na experiência vivida do autor e em dados levantados por meio de um questionário respondido por alunos do ensino médio, buscando sugestões para reduzir as dificuldades na aprendizagem de matemática e, conclui que a educação de jovens e adultos precisa ser diferenciada, não podendo implantar em seu processo as mesmas metodologias aplicadas à Educação Básica regular, visto a peculiaridade de seu público alvo, que requer projetos pedagógicos que atendam suas expectativas, reconhecendo a sua experiência de vida e o seu meio, não esquecendo de perceber o trabalho como princípio educativo essencial, pois boa parte dos educandos são trabalhadores. Outrossim, percebeu-se que a qualidade do processo de ensino-aprendizagem depende muito da relação professor- aluno, assim, o papel do professor é importantíssimo nesse processo, buscando aproximação com o aluno, minimizando as dificuldades encontradas pelos mesmos e, para isso o professor da EJA precisa de uma formação direcionada para atender as expectativas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvânio de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Dificuldades de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title Dificuldades de alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA com o ensino-aprendizagem da Matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta