Resumo:
O presente trabalho busca analisar as dinâmicas de ensino adotadas pelos professores de como são representadas as novas mudanças nas configurações familiares na sala de aula de Ensino fundamental I da rede municipal de ensino, acerca das características e conceitos sobre família como processo de aprendizagem objetivando contribuir para um melhor desenvolvimento social e do papel da escola em relação a essa questão. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou como metodologia para coleta de dados a entrevista semiestruturada. A mesma foi realizada no período de fevereiro a maio de 2015, tendo como aporte teórico para discussão os estudiosos como Gimeno (2001), Lévi-Strauss (1980), Prado (2011), Gema (2008), dentre outros. Os resultados apontam que os professores sentem dificuldades e não há uma compreensão e união por parte da família no ambiente escolar e que este distanciamento, afeta diretamente no desenvolvimento da criança, evidenciando uma falta de compromisso por parte dos pais. Entendemos que essa ausência traz prejuízos aos educando uma vez que compreendida que os diferentes contextos familiares e a função da escola influenciam na construção do desenvolvimento e que o individuo necessita compreender as relações entre a escola e família, como também seu contexto histórico cultural e social, que são fundamentais na mediação, integração e apoio para desenvolver e facilitar a compreensão e aprendizagem humana.
Descrição:
SILVA, A. A. e. A função social da família e escola: as novas configurações familiares no ensino fundamental. 2015. 56f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.