Resumo:
Este estudo tem como fim realizar uma análise comparativa entre as letras de canções inseridas nos estilos musicais Reggae e Rap, voltando-se para o sujeito negro e a questão do espaço que lhe é concedido como forma de enunciação, tomando por base as produções de Bob Marley e Mano Brown. Os tipos rítmicos supracitados atuam principalmente como subversão a toda prática de repressão. Aqui, nos deteremos às denúncias realizadas pelos negros e sua busca de inserção no meio social. Para tanto nos utilizamos de apanhados bibliográficos, além de aportes teóricos encontrados em VALENTE (2005), BAKHTIN/VOLOCHINOV (1986) BRANDÃO (1976), MOURA (1988), LOPES (2007) e SODRÉ (1988), dentre outros, verificando-se como essas manifestações artísticas contribuem, com suas divergências e similaridades, para a formação da identidade negra, tornando-se um mecanismo de defesa de expressão.
Descrição:
BARBOSA, L. L. L. O reggae e o rap como espaço de enunciação do negro em Bob Marley e Mano Brown. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.