Resumo:
O Sistema Público de Escrituração Digital- SPED que faz parte hoje da nova rotina
dos profissionais da área contábil, foi desenvolvido com o intuito de proporcionar
maior integração e informatizar a relação entre o fisco e o contribuinte facilitando
assim os serviços de todos que diretos e indiretamente necessitam deste novo
sistema. Nesse cenário, optou-se por abordar, de modo simplificado, o projeto SPED
e também analisar como os profissionais contábeis devem se preparar para adaptarse
a esta nova realidade. Tal objetivo fundamenta-se na reconhecida necessidade
de algumas reformulações na contabilidade, para preparar os profissionais a atuar
no mercado cada vez mais competitivo e pela reconhecida falta de que, no âmbito
das transformações ocorridas no setor de contabilidade, as empresas e
principalmente a classe contábil precisam para se adequar a estas transformações e
não ficar por fora do SPED. Para o desenvolvimento deste artigo utilizou-se a
metodologia bibliográfica, descritiva, qualitativa e documental, pois além das
informações adquiridas em livros foram consideradas informações retiradas de
alguns artigos que não discutiam diretamente sobre o tema proposto, mas que de
certa forma influenciou na construção do entendimento do assunto. Observou-se
que com o surgimento do SPED, a contabilidade necessita de profissionais cada vez
mais gabaritados e dispostos a se atualizarem a cada minuto, para atuarem no
mercado cada vez mais competitivo, pois se acredita que muitos não estão aptos a
se integrarem ao SPED, já que não buscam se atualizar, sempre apegados a
sistemas arcaicos, sem se preocupar com os desafios do futuro.
Descrição:
MONTEIRO, W. da S. Sistema público de escrituração digital: um novo cenário
no ambiente contábil. 2011. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011