Resumo:
No cenário atual, chamado a era da informação, o valor das empresas reside no
conhecimento e inovação que os colaboradores agregam na produção de bens e
serviços, esse valor consiste em potencializar atributos que desenvolvam o capital
intelectual nas organizações, ferramenta que se tem tornado crucial para uma
posição competitiva no mercado. A contabilidade tem enfatizado em seus últimos
pronunciamentos a importância da inserção dos ativos intangíveis para se chegar ao
valor monetário real das empresas. Diante disso o objetivo deste trabalho consiste
em identificar o uso de indicadores de capital intelectual no Atacadão Distribuição,
Comércio e Serviços Ltda. Esta pesquisa se embasou em um estudo de caso, onde
se pode observar que a empresa precisa dar maior ênfase a seu capital humano,
pois as ações desenvolvidas não estão atingindo uma boa parcela de colaboradores.
O capital estrutural e relacional que também integram o Capital Intelectual, na
percepção dos colaboradores, estão sendo desenvolvidos na organização.
Descrição:
GOMES, A. V. Análise de indicadores de capital intelectual: estudo de
caso em uma empresa atacadista. 2011. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011