UEPB - Repositório Digital

A educação como prática de ressocialização: a experiência do campus universitário avançado "Dom José Maria Pires" na penitenciária regional de Campina Grande Raymundo Asfora - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Viana, tatiana de Mélo
dc.date.accessioned 2017-09-12T16:43:49Z
dc.date.available 2017-09-12T16:43:49Z
dc.date.issued 2016-05-10
dc.identifier.other CDD 365.34
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14520
dc.description VIANA, T. de. M. A educação como prática de ressocialização: a experiência do campus universitário avançado "Dom José Maria Pires" na penitenciária regional de Campina Grande Raymundo Asfora - PB. 2016. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract O sistema penitenciário brasileiro se caracteriza por apresentar um complexo conjunto de problemas. Um desses problemas que afeta seriamente o restabelecimento do vínculo social dos apenados, é o baixo nível de instrução. Tal fator acaba contribuindo para a reincidência dos apenados, uma vez que ao ganhar sua liberdade são barrados pela falta de oportunidade no mercado de trabalho levando-os novamente ao caminho da criminalidade e o retorno à prisão. Dessa forma, o presente trabalho monográfico tem como objetivo discutir o acesso do direito a educação para pessoas que vivem em contexto de privação de liberdade, destacando sua importância para o processo de ressocialização. A nossa investigação foi realizada na Penitenciária Regional de Campina Grande Raymundo Asfora – PB, na qual foi implantado um Campus Universitário Avançado que tem por finalidade contribuir para modificar o panorama educacional deficitário que lá se apresenta. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, na qual utilizamos como método de coletada de dados a observação direta e o uso de técnicas como aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. Devido ao seu grande universo populacional a pesquisa foi feita através de uma amostra aleatória, no período correspondente a agosto de 2015 a março 2016. Os resultados da pesquisa indicam que o acesso à educação é primordial para o desenvolvimento sociocultural e econômico do apenado, na medida em que, além de promover formação e qualificação profissional, também permite refletir sobre sua condição e conduta social, e assim, proporcionando-lhes maiores oportunidades de reintegração social. Constatamos que para o público participante da pesquisa, a educação é o veículo que possibilitará, ao ganhar a liberdade, seu (re) ingresso no mercado de trabalho, através do qual acreditam que conquistarão melhores condições de vida. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Sistema penitenciário pt_BR
dc.subject Pessoas privadas da liberdade pt_BR
dc.subject Educação em prisão pt_BR
dc.subject Ressocialização pt_BR
dc.title A educação como prática de ressocialização: a experiência do campus universitário avançado "Dom José Maria Pires" na penitenciária regional de Campina Grande Raymundo Asfora - PB pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta