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Esse Trabalho de Conclusão de Curso é oriundo da experiência de estágio na modalidade não-obrigatório em Serviço Social realizado no Setor de Serviço Social Previdenciário e no Centro de Formação e Aperfeiçoamento do INSS (CFAI), no período de 2014-2016, na Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS da cidade de Campina Grande/PB. O objetivo desse trabalho é analisar o Estágio Supervisionado Não-Obrigatório em Serviço Social e sua contribuição para a formação e exercício profissional do Assistente Social. A metodologia utilizada para elaboração da pesquisa foi a observação participante e a pesquisa bibliográfica. A pesquisa apresenta a historicidade do Serviço Social no Brasil, a institucionalização da Proteção Social brasileira, a implementação do Serviço Social na Previdência Social, para entender, nesse interim, como foi efetivada a experiência do estágio não-obrigatório no INSS e sua contribuição para a formação profissional do assistente social. Utilizou-se como aparato para a referida pesquisa, as Diretrizes Curriculares de 1996 que viabiliza a construção crítica da formação profissional diante da relação capital/trabalho, possibilitando um entendimento do desenvolver da profissão e sua relação com as dimensões técnico-operativa, teórico- metodológica e ético-politica, amparadas pelo Código de Ética e pela Lei que regulamenta a profissão (Lei 8.662, de 7 de Junho de 1993). Sendo assim, o estágio em Serviço Social no INSS deve proporcionar um aprendizado formativo em consonância com o Projeto Ético-Político da Profissão, assegurando ao estudante/estagiário uma análise acerca da realidade social diante da produção e reprodução das relações sociais, diante das transformações societárias provenientes das contrarreformas e da ofensiva neoliberal que atingem a Política de Previdência Social, trazendo para a classe trabalhadora e para a sociedade regressões dos seus direitos sociais e trabalhistas. |
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