Resumo:
Em uma sociedade em que as diferenças econômicas são evidentes, se faz necessário à inclusão da educação financeira desde os primeiros anos da criança para construir uma base sólida e equilibrada, intentando um juízo responsável sobre as finanças na vida adulta. Diante disso, o presente estudo tem como finalidade identificar de que forma a educação financeira é abordada no ensino fundamental infantil nas escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande - PB. A relevância deste trabalho se deve ao fato de que o desenvolvimento da educação nos indivíduos em formação, propiciará discernimentos que lhes permitam realizar gestão consciente de suas finanças pessoais, além de contribuir para o equilíbrio financeiro da sociedade através do consumo consciente. A pesquisa em questão é de cunho exploratório, tendo sido desenvolvida a partir da coleta de informações em algumas escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande. Constatou-se que, nas instituições privadas e públicas analisadas, a disciplina “educação financeira” não estava incluída nas grades curricular do ensino fundamental, sugerindo-se, por fim, a inserção da mesma no currículo escolar já a partir dessa etapa básica, como forma de amenizar as dificuldades observadas no cotidiano.
Descrição:
SANTOS, J. P. dos. Educação financeira no âmbito escolar: um enfoque no ensino fundamental das escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande - PB. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]