dc.contributor.author |
Santos, Bruna Helena dos |
|
dc.date.accessioned |
2017-09-15T14:48:41Z |
|
dc.date.available |
2017-09-15T14:48:41Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.other |
CDD 370.15 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14560 |
|
dc.description |
SANTOS, B. H. dos. Curso de Pedagogia, pedagogia e pedagogo: conceitos e identidade. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo foi organizado no intuito de conceituar os termos: Curso de Pedagogia, Pedagogia e Pedagogo. Com o objetivo de remontar a cultura construída sobre o significado dos termos. Inicialmente com um breve histórico sobre a instalação do curso no Brasil apontaremos a luta por um espaço próprio de atuação no campo acadêmico e profissional do pedagogo. No decorrer do trabalho trataremos da identidade do pedagogo, os conceitos dado a pedagogia, ao profissional formado no curso e a sua finalidade. Além disso, discorremos sobre o campo de atuação do pedagogo no Brasil desde as habilitações pedagógicas, possibilitando a compreensão que ultrapassa a imagem gerada pela sociedade entre o pedagogo e o cuidador de crianças. A pesquisa ocorreu a partir da análise de textos que tratam desde a implantação do curso, busca da identidade, até o pedagogo na atualidade. . Libâno (2001) e Pimenta (2002) tratam o conceito equivocado como empobrecedor, Carmem Silva (2006) rata do curso desde sua instituição no Brasil, estes autores darão suporte ao desenrolar deste trabalho. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rita de Cássia da Rocha Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogo |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade |
pt_BR |
dc.title |
Curso de Pedagogia, pedagogia e pedagogo: conceitos e identidade |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |