dc.contributor.author |
Simões, Nilma Olinto |
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dc.date.accessioned |
2017-09-15T16:09:06Z |
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dc.date.available |
2017-09-15T16:09:06Z |
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dc.date.issued |
2014-05-23 |
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dc.identifier.other |
CDD 363.7 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14561 |
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dc.description |
SIMÕES, N. O. O papel da aprendizagem na implantação da gestão da sustentabilidade no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. 2014. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A aprendizagem organizacional e a gestão da sustentabilidade são temas relevantes no
contexto organizacional e, em especial, no judiciário. O presente trabalho teve como objetivo
analisar o papel da aprendizagem organizacional na implantação da gestão da sustentabilidade
no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba – TJPB. O referencial teórico foi desenvolvido a
partir de estudos já abordados por teóricos pesquisadores sobre as temáticas da
sustentabilidade na gestão pública, aprendizagem organizacional e o papel da aprendizagem
organizacional na gestão da sustentabilidade, além do enfoque dado às principais legislações
ambiental no contexto do judiciário, bem como de análise de documentos institucional. A
pesquisa caracterizou-se como qualitativa e descritiva e os dados foram coletados por meio de
pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa de campo, optou-se por entrevistas
semiestruturadas realizadas com alguns membros da Comissão Permanente de Planejamento
Ambiental e Sustentabilidade e das Diretorias e Gerências diretamente envolvida com a
gestão ambiental do TJPB. A análise dos resultados demonstra que a organização - TJPB -
vem desenvolvendo e implantando estratégias de gestão ambiental no contexto do judiciário
paraibano. Porém, a ocorrência de situação que envolva processos de aprendizagem dos
servidores internos voltados para qualificar o desenvolvimento sustentável, ainda não é uma
prática efetiva da gestão. Revela ainda o grande desafio de potencializar a participação
consciente dos servidores para exercerem práticas sustentáveis nas rotinas de trabalho,
destacando a importância do papel da liderança na valorização e reconhecimento desses
servidores para o alcance dos objetivos estratégicos da gestão ambiental. Ressalta-se, ainda, a
importância da estrutura que integra os níveis da aprendizagem aos processos de
aprendizagem organizacional que traz uma melhor compreensão de como ocorre o fenômeno
da aprendizagem no contexto organizacional. As conclusões apontam para a importância de
investir mais na aprendizagem dos servidores e da necessidade de implantar estratégias de
gestão ambiental para potencializar o desempenho sustentável. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Anielson Barbosa da Silva |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem organizacional |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade socioambiental |
pt_BR |
dc.title |
O papel da aprendizagem na implantação da gestão da sustentabilidade no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |