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O papel da aprendizagem na implantação da gestão da sustentabilidade no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba

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dc.contributor.author Simões, Nilma Olinto
dc.date.accessioned 2017-09-15T16:09:06Z
dc.date.available 2017-09-15T16:09:06Z
dc.date.issued 2014-05-23
dc.identifier.other CDD 363.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14561
dc.description SIMÕES, N. O. O papel da aprendizagem na implantação da gestão da sustentabilidade no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. 2014. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A aprendizagem organizacional e a gestão da sustentabilidade são temas relevantes no contexto organizacional e, em especial, no judiciário. O presente trabalho teve como objetivo analisar o papel da aprendizagem organizacional na implantação da gestão da sustentabilidade no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba – TJPB. O referencial teórico foi desenvolvido a partir de estudos já abordados por teóricos pesquisadores sobre as temáticas da sustentabilidade na gestão pública, aprendizagem organizacional e o papel da aprendizagem organizacional na gestão da sustentabilidade, além do enfoque dado às principais legislações ambiental no contexto do judiciário, bem como de análise de documentos institucional. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa e descritiva e os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. Na pesquisa de campo, optou-se por entrevistas semiestruturadas realizadas com alguns membros da Comissão Permanente de Planejamento Ambiental e Sustentabilidade e das Diretorias e Gerências diretamente envolvida com a gestão ambiental do TJPB. A análise dos resultados demonstra que a organização - TJPB - vem desenvolvendo e implantando estratégias de gestão ambiental no contexto do judiciário paraibano. Porém, a ocorrência de situação que envolva processos de aprendizagem dos servidores internos voltados para qualificar o desenvolvimento sustentável, ainda não é uma prática efetiva da gestão. Revela ainda o grande desafio de potencializar a participação consciente dos servidores para exercerem práticas sustentáveis nas rotinas de trabalho, destacando a importância do papel da liderança na valorização e reconhecimento desses servidores para o alcance dos objetivos estratégicos da gestão ambiental. Ressalta-se, ainda, a importância da estrutura que integra os níveis da aprendizagem aos processos de aprendizagem organizacional que traz uma melhor compreensão de como ocorre o fenômeno da aprendizagem no contexto organizacional. As conclusões apontam para a importância de investir mais na aprendizagem dos servidores e da necessidade de implantar estratégias de gestão ambiental para potencializar o desempenho sustentável. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Anielson Barbosa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Aprendizagem organizacional pt_BR
dc.subject Gestão ambiental pt_BR
dc.subject Responsabilidade socioambiental pt_BR
dc.title O papel da aprendizagem na implantação da gestão da sustentabilidade no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba pt_BR
dc.type Other pt_BR


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