Resumo:
O presente estudo discute a presença do significante Ética nas Políticas Públicas Educacionais
e a importância do mesmo para a formação humana. Trata-se de uma discussão bibliográfica,
onde se destaca, entre outros, a crise ética na educação brasileira, a partir do entendimento do
texto da filósofa Hannah Arendt, que escreveu sobre a crise na educação, com reflexo na
educação em todo o mundo. Apesar de ser parte de um contexto complexo e amplo, a
educação no Brasil se encontra em crise agravada por diversos motivos, a saber:
desmotivação profissional ocasionada pelos baixos salários e condições de trabalho precárias,
o sucateamento da rede pública, o descompasso entre rotinas escolares e utilização das novas
tecnologias, ausência da família nas escolas e perda de valores morais de modo geral. Em tal
contexto, de que forma se pode formar indivíduos para o exercício da cidadania, senão pela
formação ética destes? De que forma o Estado e a família podem garantir a educação capaz de
cumprir com a formação para o desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da
cidadania e sua qualificação para o trabalho, senão através de políticas públicas para a
formação ética dos sujeitos? Desse modo, parece ser óbvio que o exercício da cidadania é um
conceito estreitamente ligado à ética. De igual modo, o desenvolvimento da pessoa e a
qualificação para o trabalho, podem ser otimizados com a formação ética do indivíduo;
Resultante de estudos em políticas públicas e outros componentes da Filosofia da Educação
surgiram os entendimentos sobre a ―Árvore Adaptativa‖ das políticas públicas educacionais,
categoria esta explicada como uma forma de se entender as políticas públicas em educação.
Em tempos de perda de valores, precisa-se resistir ao desinteresse das massas pela ética, e
deve-se, constantemente, buscar novas formas para se estimular a formação do indivíduo
ético. Considera-se também que a formação do indivíduo ético ocorre na educação básica
formal, mas também em todas as outras formas de educação. Daí, um importante meio de se
possibilitar a formação ética é através de efetivas políticas públicas educacionais. Este
trabalho constitui-se numa pesquisa de cunho bibliográfico e documental e, como resultado, é
possível dizermos que, entre outros aspectos, há uma escassez na utilização direta do termo
Ética tipificado em norma na legislação educacional brasileira, bem como nas políticas
públicas educacionais do Brasil. A problemática da educação nas políticas neoliberais é
amplamente criticada, pois tem como consequência impacto sobre o desenvolvimento de
preceitos éticos necessários à educação. O modelo neoliberal, em geral, influencia as políticas
públicas educacionais limitando direitos sociais basilares, e podem influenciar negativamente
em diferentes contextos sociais, como a economia, a criminalidade, o mundo do trabalho e o
meio ambiente.
Descrição:
Silva, J. A política de formação do indivíduo ético e as políticas públicas educacionais. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.