UEPB - Repositório Digital

Inclusão digital intergeracional: aproximando a universidade da comunidade

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Yury Ferreira
dc.date.accessioned 2013-08-06T11:27:18Z
dc.date.available 2013-08-06T11:27:18Z
dc.date.issued 2013-08-06
dc.identifier.other CDD 006.31
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1458
dc.description SANTOS, Y. F. Inclusão digital intergeracional: aproximando a universidade da comunidade. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Diante do descompasso de boa parcela da população no que diz respeito à inclusão digital, apresenta-se os resultados do Projeto “Inclusão digital intergeracional: aproximando a Universidade da comunidade”, oferecido pelo Componente Curricular de Prática de Ensino de Computação VIII do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba. As ações educativas foram desenvolvidas no Laboratório de Informática do Centro de Educação I, cuja turma foi composta por 15 alunos, incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. A proposta didático-pedagógica do projeto fundamentou-se nos conhecimentos computacionais, basicamente, Windows, Word, Internet e, da educação intergeracional, que considera o desenvolvimento das habilidades da escuta; do respeito; do diálogo e da interatividade. As atividades foram desenvolvidas com aulas expositivas mediadas pelo diálogo problematizador, sobretudo no momento das aulas práticas em que os aprendizes, ao terem contato com o computador e alguns dos seus programas, compartilharam em grupos seus diferentes saberes. Essas atividades buscaram a socialização das aprendizagens etárias; o reconhecimento das diferentes capacidades de aprendizagens e o respeito da escuta na comunicação. As práticas aplicadas no curso desenvolveram a coordenação motora fina em adultos e idosos; a escrita das crianças; a qualidade no acesso a internet para os adolescentes e jovens; além da reelaboração dos conhecimentos apreendidos, não se restringindo ao uso do computador, mas também reforçando valores humanos como: relações sustentáveis, paz, segurança e respeito. Acredita-se que ações como essas contribuem para promover a inclusão social, não apenas digital, de pessoas que não tiveram uma oportunidade dessas, proporcionando-lhes a superação do preconceito da exclusão digital. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Antonio Carlos de Albuquerque pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Inclusão digital pt_BR
dc.subject Intergeracionalidade pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Inclusão digital intergeracional: aproximando a universidade da comunidade pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta