Resumo:
A gestão educacional, pensada a partir do gerenciamento científico, reapresenta, na pós
modernidade, novos paradigmas, oriundos das incertezas e imprecisões desse novo tempo. No
presente texto procura-se tecer considerações sobre a gestão do sistema municipal de ensino,
em especial no tocante à administração do trabalho pedagógico nas escolas que o compõe,
modelando novos caminhos para esta missão no cenário contemporâneo. Para tanto, parte-se
de uma reflexão acerca da função da instituição escolar, entendendo os desafios enfrentados
no que tange à organização das experiências escolares e dos processos de ensinoaprendizagem.
Procura-se fazer uma revisão bibliográfica acerca da temática no intuito de
fortalecer as discussões já tecidas por outros autores e ressignificá-las nesse escrito. A ênfase
direciona-se ao papel da Secretaria Municipal de Educação diante da organização do trabalho
docente, do ensino formal e do desenvolvimento das aprendizagens escolares, o que se
denomina nesta pesquisa de Gestão Pedagógica, compreendendo as políticas públicas
construídas pelo sistema direcionadas à garantia da qualidade dos serviços pedagógicos
ofertados nas escolas municipais. Seguindo uma reflexão acerca da gestão educacional,
perpassando algumas concepções sobre as teorias da administração, abarca-se um novo
prognóstico de organização do trabalho pedagógico no sistema municipal de ensino, através
de um modelo de gestão do trabalho pedagógico tecido neste trabalho. Nesse intuito, os
referenciais teóricos, contemplam, dentre outros, Azevedo (2008), Bordignon e Gracindo
(2008), Lück (2008), Oliveira (2010), Paro (2010), Libânio (2005) e Vieira (2003). Em meio
às discussões teóricas, conclui-se que o desafio é, portanto, gerenciar o trabalho pedagógico
tendo como base a universalização da escola e a aplicação de diferentes recursos financeiros
para a melhoria dos serviços educacionais, tornando-se objeto de estudo a construção da
qualidade dos serviços pedagógicos.
Descrição:
SOUSA, J. L. U. de. Tecendo a gestão pedagógica do sistema municipal de ensino. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.