dc.contributor.author |
Filho, Euclides Dias da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2017-09-21T12:12:14Z |
|
dc.date.available |
2017-09-21T12:12:14Z |
|
dc.date.issued |
2017-08-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 658.151 1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14609 |
|
dc.description |
FILHO, E. D. da. S. Formação de preço de venda no comércio varejista: um estudo de caso em uma microempresa do município de Campina Grande. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em um mercado cada vez mais competitivo é essencial que toda empresa tenha estratégias eficazes na formação do preço de vendas de suas mercadorias e serviços. A empresa que não empregam os métodos mais eficientes a este fim, muito provavelmente terá sua existência abreviada. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar quais os métodos utilizados na formação do preço de venda de uma microempresa varejista da cidade de Campina Grande-PB. Para alcançar o objetivo do trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa, e um estudo de caso. Constatou-se que a empresa forma o seu preço de venda baseado nos custos de aquisição e nos preços praticados pela concorrência, evidenciando a utilização do método misto de formação de preço de venda. A empresa determina o preço com base nos custos de aquisição acrescidos de uma margem percentual (mark-up), limitando a margem de lucro de acordo com o preço praticado pela concorrência, sendo esse um dos grandes desafios, ou seja, formar o preço de venda com a margem de lucro mais próxima da desejada. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Estadual da Paraíba - UEPB |
pt_BR |
dc.subject |
Preço de venda |
pt_BR |
dc.subject |
Comércio varejista |
pt_BR |
dc.subject |
Microempresa |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão empresarial |
pt_BR |
dc.title |
Formação de preço de venda no comércio varejista: um estudo de caso em uma microempresa do município de Campina Grande |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |