UEPB - Repositório Digital

Formação de preço de venda no comércio varejista: um estudo de caso em uma microempresa do município de Campina Grande

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Filho, Euclides Dias da Silva
dc.date.accessioned 2017-09-21T12:12:14Z
dc.date.available 2017-09-21T12:12:14Z
dc.date.issued 2017-08-11
dc.identifier.other CDD 658.151 1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14609
dc.description FILHO, E. D. da. S. Formação de preço de venda no comércio varejista: um estudo de caso em uma microempresa do município de Campina Grande. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Em um mercado cada vez mais competitivo é essencial que toda empresa tenha estratégias eficazes na formação do preço de vendas de suas mercadorias e serviços. A empresa que não empregam os métodos mais eficientes a este fim, muito provavelmente terá sua existência abreviada. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar quais os métodos utilizados na formação do preço de venda de uma microempresa varejista da cidade de Campina Grande-PB. Para alcançar o objetivo do trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória, com uma abordagem qualitativa, e um estudo de caso. Constatou-se que a empresa forma o seu preço de venda baseado nos custos de aquisição e nos preços praticados pela concorrência, evidenciando a utilização do método misto de formação de preço de venda. A empresa determina o preço com base nos custos de aquisição acrescidos de uma margem percentual (mark-up), limitando a margem de lucro de acordo com o preço praticado pela concorrência, sendo esse um dos grandes desafios, ou seja, formar o preço de venda com a margem de lucro mais próxima da desejada. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba - UEPB pt_BR
dc.subject Preço de venda pt_BR
dc.subject Comércio varejista pt_BR
dc.subject Microempresa pt_BR
dc.subject Gestão empresarial pt_BR
dc.title Formação de preço de venda no comércio varejista: um estudo de caso em uma microempresa do município de Campina Grande pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta