Resumo:
Este artigo faz uma analise bibliográfica sobre a Educação Inclusiva no Brasil, seus avanços, seus retrocessos que se expressam no decorrer do tempo. Trata-se de descrer os aspectos históricos que se inicia com a negligência para com as pessoas com deficiência, posteriormente a criação da escola especial, até que a conquista da educação inclusiva. Assim, temos como objetivo ressaltar a importância em analisar textos que nos mostram o desenvolver das vitórias com relação à educação inclusiva, assim como a tentativa contínua de superar preconceitos; Optamos por utilizar a metodologia de pesquisa bibliográfica, o que nos permitiu realizar uma rica e abrangente leitura e aprofundamento no assunto. Nos foi permitido através das leituras, a análise da nossa situação receptiva quanto as pessoas com deficiência, como nossas escolas estão se tornando acessíveis em suas estruturas físicas para receber essa gente, assim como a sociedade que apresenta em suas características históricas um demasiado preconceito com o que é diferente. Sabe-se que é possível a inserção das pessoas com deficiência em escolas regulares, e que o poder público nem sempre é atuante. Contudo, tendo ciência das conquistas que essas pessoas já obtiveram, como a criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência; Assim, como a importância do assistente social como a gente integrador e participativo quanto a assistência as pessoas com deficiência no âmbito escolar, não podendo negligenciar essas conquistas e não lutar para que as mesmas sejam validadas na nossa sociedade, uma vez que buscamos a igualdade de direitos a todos os cidadãos brasileiros.
Descrição:
FERREIRA, G. A. A conquista da educação inclusiva no Brasil para as pessoas com deficiência e o papel do serviço social nesta área de atuação profissional: um estudo bibliográfico. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]