Resumo:
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que analisou a “Apresentação” dos Parâmetros Curriculares Nacionais, na área de Meio Ambiente. A intenção deste trabalho é analisar o posicionamento (político) da Secretaria de Ensino Fundamental (SEF), do Ministério da Educação, ao encaminhar o referido documento. A metodologia utilizada foi de Análise do Conteúdo (SILVA et al, 2004). O posicionamento adotado pela autora da pesquisa é a que entende a existência, dentro e fora do ensino formal, de uma Educação Ambiental (EA), que pode ser avaliada por duas perspectivas: a Conservadora e Crítica. A análise que ora oferecemos demonstra que a SEF mantém um posicionamento político mais conservador que crítico diante da temática ambiental a ser realizada nas escolas.
Descrição:
LIMA, Kollyany Pinheiro. Meio ambiente em pauta: Uma análise da carta de encaminhamento dos PCN´s. 2016. 23 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciência da Natureza)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.