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O nosso principal objetivo neste trabalho é analisar a maneira como se processa o
desempenho dos alunos pertencentes aos diferentes estratos sociais na cidade de
Catolé do Rocha-PB, em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa, através da qual, entrevistamos
sete alunos pertencentes às instituições públicas e privadas, como também, três
professores pertencentes às mesmas, com o intuito de buscar, através das falas
desses, a identificação das principais dificuldades encontradas ou não no cotidiano
de suas trajetórias escolares. O aporte teórico, encontra subsídios principalmente,
em Pierre Bourdieu (2007, 2013), Marx Weber (2000) e Souza (2009, 2015), autores
esses, da sociologia, que nos ajudam a compreender quais as principais
contradições existentes no corpo do sistema escolar brasileiro. Em relação aos
resultados, chegamos às seguintes conclusões: em primeiro lugar, a de que a
herança sócio-educacional é um elemento quase definidor do sucesso escolar, salvo
raras exceções; e, em segundo lugar, a de que a motivação educacional representa
um símbolo, cuja valorização se dá como um instrumento de privilégio de classe. |
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