UEPB - Repositório Digital

O uso do origami como instrumento pedagógico no auxílio do ensino de Matemática para alunos disléxicos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Farias, Ellen Marques de
dc.date.accessioned 2017-09-28T17:06:13Z
dc.date.available 2017-09-28T17:06:13Z
dc.date.issued 2017-08-14
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14682
dc.description FARIAS, E. M. de. O uso do origami como instrumento pedagógico no auxílio do ensino de Matemática para alunos disléxicos. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. pt_BR
dc.description.abstract É fato que o ensino e a aprendizagem da matemática são alvos de inúmeras discussões entre os que atuam na área, uma vez que, ao envolver-se com a educação, o docente assume o compromisso de educar para um novo mundo e para um novo tempo, além de adaptar-se a um novo sistema, com novos conceitos, ideais e paradigmas sobre a educação, diferente dos que foram construídos por ele ao longo de sua caminhada. Cada vez mais, o mundo está repleto de pessoas heterogêneas, com particularidades, habilidades e competências únicas que, em contra partida, tornam-se desafiadoras para os que se sujeitam a essa importante missão que é educar. Transformar pensamentos, incentivar, despertar, envolver e cativar o aluno, muitas vezes, pode parecer difícil, porém é gratificante quando se faz uso dos artifícios corretos. Baseado nesse novo modelo educacional, o objetivo desse trabalho não consiste apenas em mostrar aos docentes que a matemática pode ser trabalhada a partir de metodologias atrativas e lúdicas, mas sim, realizar um estudo, através do método comparativo, nas turmas do 6º ano do ensino fundamental, numa escola de rede privada, na cidade de Campina Grande - PB, compostas por alunos heterogêneos (alguns apresentam necessidades educacionais diferenciadas; outros, não), observando e analisando como eles se comportam no desenvolvimento e criação da arte milenar chamada origami. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Lúcio Barboza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Matemática - Aprendizagem pt_BR
dc.subject Necessidades educacionais diferenciadas pt_BR
dc.subject Origami pt_BR
dc.title O uso do origami como instrumento pedagógico no auxílio do ensino de Matemática para alunos disléxicos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta